FANDOM

Alfeu é um deus-rio filho de Oceano  e Tétis .

Alfeu apaixonou-se pela ninfa Aretusa  e a perseguiu até Siracusa, por dentro da terra, acabando por unir-se a ela, ela se tornou a fonte de Aretusa e ele o rio Alfeu .

Hércules  desviou suas águas com o objetivo de limpar os estábulos do rei Augias, uma de suas doze tarefas .

Numa certa feita Alfeu se apaixonou por Ártemis  e, perseguiu-a através da Grécia até a Élida, quando ela pintou seu rosto e o de todas as suas ninfas com um barro branco, de tal forma que ele não pudesse mais distingui-la entre todas elas. Alfeu foi, então, obrigado a se retirar, sob a ruidosa gargalhada daquelas que o enganaram.

Alfeu é o mais notável dos rios gregos, e tem na letra alfa a indicação desta primazia. Seu mito encontra-se ligado, como curso d'água, a vários eventos mitológicos; por exemplo, foi em suas margens que Apolo  ensinou a Melampo  como profetizar olhando as entranhas dos sacrifícios; ou, ainda, na sua confluência com o afluente Enipeo, por quem se apaixonara a jovem Tiro, foi onde a jovem apaixonada fora violada por Poseídon .

Também no FANDOM

Wiki aleatória