FANDOM



200px-Anubis standing.svg-1-

Anúbis é o deus com cabeça de chacal associado com a mumificação e a vida após a morte. Na língua egípcia, Anúbis era conhecido como Inpu (também grafado AnupAnpu e Ienpw). A menção mais antiga a Anúbis está nos Textos das Pirâmides do Império Antigo, onde é associado com o enterro do Faraó. Na época, Anúbis era o deus dos mortos mais importante, porém foi substituído durante o Império Médio por Osíris .

Assume nomes ligados ao seu papel fúnebre, como Aquele que está sobre a sua montanha, que ressalta sua importância como protetor dos mortos e de suas tumbas, e o título Aquele que está no local do embalsamamento, associando-o com o processo de mumificação. Como muitas divindades egípcias, Anúbis assumiu diversos papeis em vários contextos, e nenhuma procissão pública no Egito era realizada sem uma representação de Anúbis marchando em seu início.

A esposa de Anúbis é a deusa Anput , seu aspecto feminino, e a sua filha é a deusa 

Anubis3
Kebechet .

Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coração e a pena da verdade (uma pena tirada de um Bennu e abençoada pela deusa Maat ). Caso o coração fosse mais pesado que a pena o defunto era comido por Ammit (um demônio cujo corpo seria composto por partes de um leão, hipopótamo e crocodilo) mas caso fosse mais leve a pessoa em questão poderia ter acesso ao paraíso ou a alma voltar ao corpo. Anubis era quem guiava a alma dos mortos no Além.

A sua mãe é Néftis , que durante uma briga com o marido Seth  passou-se por Isis  e teve relações com Osíris .

Anúbis é pai de Qeb-hwt, também conhecido como Kebechet . Em épocas mais tardias, Anúbis foi combinado com o deus grego Hermes ,surgindo assim Hermanúbis .

A associação de Anúbis com chacais provavelmente se deve ao fato de estes perambularem pelos cemitérios. O Anúbis era pintado de preto, por ser escura a tonalidade dos corpos embalsamados. Apesar de muitas vezes identificado como "sab", o chacal, e não como "iwiw", o cachorro, ainda existe muita confusão sobre qual animal Anúbis era realmente. Alguns egiptólogos se referem ao "animal de Anúbis" para indicar a espécie desconhecida que ele representava. As cidades dedicadas a Anúbis eram conhecidas pelo grande número de múmias e até por cemitérios inteiros de cães.

CURIOSIDADES
250px-Anubis-1-
Anubis é (em uma forma humana) o antagonista no filme " Yu-Gi-Oh! O Filme: Pirâmide de Luz" e usa o protagonista para libertar sua forma Neter.
Anubismon b-1-
Em Digimon ele aparece diversas vezes de evoluções raras, mas Anubismon é o guarda da Dark Area, ele é o responsavel por julgar os digimons derrotados. Os bons são colocados em Digi-eggs para renascer, os maus vão para a escuridão eterna.
Anubis2zp-1-
Anubis é um dos personagens que aparece em alguns HQ's da Marvel.
Anubis-o-the-kane-chronicles-23817631-429-640-1-
Anubis é um dos deuses personagens da coleção As Crônicas do Kanes de Rick Riordan.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória