FANDOM


Ananke

Ananque ou Ananke é uma antiga deusa primordial da inevitabilidade, necessidade inalterável e fato. Casada com Moros , mas algumas tradições dizem que ela foi mãe das moiras com Zeus .

Ela costuma ser representada por uma serpente, simbolizando com Cronos o início do Cosmos, na cosmogonia órfica. Juntos, eles cercaram o ovo primordial de matéria sólida, trazendo a criação do universo ordenado. A antiga deusa também era representada por uma figura portando uma tocha, ou um fuso, como a representação de Moira (destino).

Ananque pode ser relacionada com a Moira homérica e com Tekmor, a deusa primitiva da ordem na cosmogonia de Alcman. Representava inicialmente o princípio universal da ordem natural que controlava todo o destino dos mortais, indo além do poder dos deuses mais jovens, cujos destinos foi algumas vezes controlado por ela. Os escritores gregos deram a esse poder o nome de Moira, e até mesmo os deuses não poderiam alterar o que foi por ela ordenado.

Os romanos a conhecem por Necessitas ("necessidade").

Ananke
Na representação do ovo do caos, Ananke seria a cobra que guarda o ovo.
Ananke-1-
Ananke é o nome de uma dos diversos satélites naturais ou luas de Jupiter.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória