FANDOM

Aretusa é uma ninfa que fazia parte do cortejo de Ártemis e, como sua deusa, era avessa ao amor.

Um dia, após uma caçada extenuante, decidiu banhar-se em um rio límpido. Enquanto nadava sozinha, ouviu uma voz vinda das águas. Era Alfeu , o deus do rio, que se apaixonara pela bela ninfa. Aretusa fugiu assustada, com o deus-rio em seu encalço. Este, abandonando seu leito, perseguiu-a até que esta, sem forças, suplicou a Ártemis que a salvasse. A deusa, diante das poderosas águas de Alfeu, envolveu a náiade em uma nuvem, transformando-a em uma fonte. Em seguida, a terra abriu-se, e a ninfa, assim transformada, percorreu seus subterrâneos e chegou a Siracusa, brotando na ilha de Ortígia, lugar consagrado a Ártemis. Porém Alfeu, sem desistir de sua amada, internou-se também na terra, vindo brotar junto à fonte de Aretusa. Assim o deus-rio uniu suas águas as da ninfa em um eterno enlace amoroso.

A evidência de que esta lenda é verdadeira, e de que o Rio Alfeu, ao se tornar subterrâneo, passa do Peloponeso até a Sicília é dada por um oráculo de Apolo ao homem fundaria Siracusa ao redor da fonte .

Aretusa vem do grego, ARETY, ninfa representativa da virtude. Sua imagem é ainda hoje vendida na Grécia com um rosto retratando a pureza, vestes de vestal templária, porém cobrindo todo o corpo, cabelos presos e olhar ingênuo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória