FANDOM

FileBastet

BastetBastUbastiBa-en-Aset ou Ailuros é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Ártemis  e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.

A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro , instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.

Por vezes é confundida como Sekhmet , adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. Certa vez,   ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus precisou embebedá-la com vinho, pela semelhança com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana.

O seu centro de culto estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles.

Cca0f14198457b2234e494c3925f17bb-d4kqj8d

Forma Neter

F24e9e579f37a8a9abd4a648c3166d9a-d4rt7pd

Forma Humana

CURIOSIDADES
Bastet-1-
Bastet é um dos personagens que aparece em alguns HQ's da Marvel.
Bast-1-
Bastet é um dos deuses personagens da coleção As Crônicas do Kanes de Rick Riordan.

Também no FANDOM

Wiki aleatória