FANDOM


Ctónico designa ou refere-se aos deuses ou espíritos do mundo subterrâneo, por oposição às divindades olímpicas. Por vezes são também denominados "telúricos".

Essa palavra grega significa "terra", e refere-se tipicamente ao interior do solo mais do que à superfície da terra ou à terra como território. No culto ctónico típico, o animal vítima era massacrado num poço. No culto aos deuses olimpianos, pelo contrário, a vítima era sacrificada sobre um altar elevado. As divindades ctónicas também tendiam a preferir as vítimas negras sobre as brancas, e as oferendas eram normalmente queimadas inteiras ou enterradas em vez de ser cozinhadas e repartidas entre os devotos.


As categorias olímpica e ctónica não eram, no entanto, totalmente estritas. Hades, por exemplo, mesmo sendo um Deus do Olimpo, era tido como o principal do panteão Ctónico, já que seus domínios compreendiam as profundezas da terra. Os heróis deificados Herácles e Esculápio podiam ser adorados como deuses ou como heróis ctónicos, dependendo da região.

Além disso, algumas divindades não são facilmente classificáveis sob estes termos. A Hécate, por exemplo, era costume oferecer cachorros nas encruzilhadas, o que seguramente não era um sacrifício olímpico, nem tampouco uma oferenda típica a Perséfone ou aos heróis. Mas, devido às suas funções no mundo subterrâneo, Hécate é geralmente classificada como ctónica.

Todos os itens (15)