FANDOM

Cocatriz-1-.jpg

Cocatriz ou Cocatrice é um ser fantástico que tem um corpo de um réptil alado com pernas e crista de galo e uma cobra na cauda.

Em umas versões, é dito que a cocatrice possui várias formas, sendo ou um réptil alado ou uma quimera completa.

Desde a Grécia Antiga, o animal entrava na categoria de seres fantásticos conhecidos como basilisco, e esse se tornou a imagem da fera, uma cobra gigante com uma coroa e uma pluma, porém, na Idade Média, o basilisco possuía duas retratações, a de serpente e a de uma criatura metade galinha, metade réptil. Daí, a segunda imagem se tornou um monstro distinto, o cocatrice.

Em Portugal a Cocatrice se tornou um personagem folclórico. Seu nome foi abreviado por Coca, e seu papel é bastante semelhante ao Jack Lantern, ou à um bicho papão. Nessa versão do mito, ela mantem seu visual meio réptil meio ave, mas tem algo de humano também, sendo considerada uma bruxa.

Nasce de um ovo de galinha chocado por um sapo como seu parente, o basilisco. Possui a habilidade de transformar em pedra aquele que fixa seu olhar ao dele.

CURIOSIDADES
198px-Cockatrimon-1-.gif
Cockatrimon é retratado como um cocatrice que não sabe voar, tem olhar petrificante, e é capitão de um navio que se move nas areias do deserto do Digimundo.
Images-1- .jpeg.jpg
Em Castlevania: Aria of Sorrow, aparece como uma ave com uma cobra na cauda e que pode petrificar.

Também no FANDOM

Wiki aleatória