FANDOM

Enone é uma ninfa, que coabitou com Páris como sua esposa, mas foi abandonada quando este passou a viver com Helena .

Enone é filha do deus-rio Cebren , e tinha poderes de adivinhação. Páris , filho de Príamo , quando estava levando seus rebanhos no Monte Ida apaixonou-se por ela, e levou-a para o Monte Ida , vivendo como se ela fosse sua esposa. Páris disse que estava tão apaixonado por ela que jurou que nunca iria abandoná-la, mas a elevaria às mais altas honras; ela respondeu que, naquele momento, ele estava mesmo apaixonado por ela, mas que, em algum momento, ele cruzaria para a Europa e, por causa de uma mulher estrangeira, traria o horror da guerra aos seus parentes. Ela também acrescentou que ele seria ferido na guerra, e que a única pessoa que poderia curá-lo seria ela.

Páris , porém, sempre mandava Oenone parar, quando dizia estas coisas. Depois de algum tempo, Páris tomou Helena por esposa, Enone ficou muito perturbada, e voltou para Cebren .

Páris foi ferido por uma flecha de Filoctetes , lembrou-se das palavras de Enone, e enviou um mensageiro a ela, pedindo para que ela se apressasse, e que viesse curá-lo, e pedindo para ela esquecer o passado, que havia ocorrido de acordo com a vontade dos deuses. Enone deu uma resposta dura, mandando que Helena o curasse, mas ao mesmo tempo se apressou para ir ao local onde Páris estava. O mensageiro chegou primeiro, e Páris , sem esperanças, desistiu de lutar e morreu. Enone, quando chegou e o viu morto, após uma longa lamentação, pôs fim à própria vida.  

Também no FANDOM

Wiki aleatória