FANDOM

Ce9165ca3998bc7f5bec2bf66f5941cd-d4i8fw2.jpg

Eos é a deusa grega que personifica o amanhecer. Filha de Hyperion e Teia , é a irmã da deusa Selene , a lua, e de Hélios , o sol. Seu equivalente romano é Aurora.

Normalmente citada como de longos cabelos louros e unhas tingidas de rosa com uma carruagem purpúrea puxada por dois cavalos alados, Lampo e Faetonte, com arreios multicolores. Ágil e graciosa, é munida de asas nos ombros e nos pés. Essa caracterização expressa seu carácter de jovem caprichosa e despreocupada, que vive amores intensos e efêmeros.

Eos tem, como principal função, abrir as portas do céu para a carruagem de Hélio , o deus do Sol, sendo assim a deusa do amanhecer (Quando a carruagem de Hélio está saindo, e o Sol está nascendo) e do entardecer, mais especificamente, o pôr do Sol (Quando a carruagem de Hélio está voltando, e o Sol está se pondo). Responsável também pelo brilho do Sol e das tonalidades do Céu, Eos é a deusa que desperta as pessoas e criaturas dos mais profundos sonhos e derrama orvalho nas folhas, sendo mais conhecida por ser a deusa especialmente do amanhecer.

São inúmeras as paixões de Eos, e todas com um final triste, isso se deve ao fato de que teve amores com Ares , algo que deixou Afrodite muito enciumada, fazendo com que lançasse uma maldição sobre Eos, para que ela se apaixonasse apenas por homens mortais.

Também no FANDOM

Wiki aleatória