FANDOM



Erisícton ou Erisictão era um rei da Tessália, rico, ímpio e violento, que não temia nem reverenciava os deuses. Um dia Erisícton violou um bosque consagrado a Deméter , deusa da agricultura. Contra todos os argumentos de seus criados, Erisictão põe-se a derrubar árvores consagradas à deusa e a golpear com o machado um imenso carvalho, árvore favorita da deusa. Do tronco ferido, esguicha sangue. Um dos criados tenta impedi-lo de continuar e tem a cabeça cortada em um único golpe. As dríades , divindades da floresta, também não conseguem impedi-lo e correm a Deméter, exigindo justiça.

A deusa então recorre a Éton , a Fome, e a coloca no estômago de Erisictão, despertando-lhe um apetite devorador, que nada é capaz de apaziguar. Em poucos dias, Erisictão consome a comida disponível em seu palácio e gasta toda sua fortuna para comprar mais e mais. Desesperado, vende como escrava sua filha Mnestra , para comprar mais comida. Esta recorre à ajuda de seu amante Poseidon , que lhe concede o dom da metamorfose, e assim consegue escapar inúmeras vezes dos seus sucessivos proprietários e voltar a se fazer vender. Mesmo assim, Erisictão não consegue saciar-se e emagrece sem parar. Enlouquecido, Erisícton começa a comer os próprios membros e acaba devorando a si próprio.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória