FANDOM

32151 517506214939625 507203144 n.jpg

esfinge é uma ser mágico admirado pelos gregos e egípcios . É retratado como um monstro com o corpo de um leão ou cachorro e cabeça humana (androsfinge), de falcão (ieracosfinge) ou de cabra (criosfinge), um ser magnífico e imponente.

Seu nome vem do termo em grego antigo Σφίγξ ( Sphinx ; janeiro Σφιγγός , Sphingós , Boeotian: Φίξ ( FIX ), Φικός ( Fikós )), um termo que na consciência linguística dos gregos está relacionada com o verbo σφίγγω que significa estrangular e em seguida, com o sentido de estrangulador. No entanto, é possível fazer avançar a hipótese de que o termo Σφίγξ é uma adaptação fonética do antigos egípcios.

A esfinge egípcia é um monumento que foi construído ao lado das pirâmides dos faraós e de trabalhadores egípcios como um símbolo de proteção, para desejar um feliz pós-vida. Ele tem o corpo canino (ou leão) e cabeça humana. A esfinge mais famosa é a construída ao lado das pirâmides dos faraós Khufu , Quéfren e Miquerinos em Gizé.

Na história de Édipo a esfinge é descrita como a filha de Typhon e Echidna e irmã do leão de Neméia. Embora a palavra Esfinge signifique estrangulamento a lenda conta que ela comia homens vivos.

CURIOSIDADES
AncientSphinxmon b-1-.jpg
Em "Digimon Frontier" um dos dez guerreiros lendarios é AncientSphinxmon, uma esfinge com todo seu corpo coberto por armadura.
200px-Foto esfinge guardiana-1-.jpg
Em Yu-Gi-Oh! a carta SD7-005 é uma esfinge.

Também no FANDOM

Wiki aleatória