FANDOM

Estige é o rio da invulnerabilidade, um dos rios do Submundo . Segundo a lenda de Dionísio , uma promessa pelo Estige é o voto mais sagrado que pode ser feito. Nem mesmo os deuses podem quebrar uma promessa pelo Estige. Segundo a lenda, a mortal Sêmele , mãe de Dionísio e uma amante de Zeus , foi enganada por Hera , que querendo vingar-se da amante do marido se metamorfoseou em sua serva. Hera convenceu Sêmele a pedir a Zeus uma prova de amor: primeiro Sêmele fez Zeus fazer uma promessa pelo Estige sem saber do que se tratava; depois Semele disse que queria ver a forma verdadeira de Zeus . Tendo já feito a promessa, Zeus não pôde voltar atrás e mostrou sua verdadeira forma a Semele , que morreu nessa metamorfose. O fato de nem mesmo Zeus ter ousado quebrar a promessa, demonstra a importância do voto. O Estige aparece em várias histórias. Numa das mais comuns, Tétis  tentou tornar o seu filho Aquiles  invunerável mergulhando-o nas águas desse rio. Porém, ao mergulhá-lo, suspendeu-o pelo calcanhar (o calcanhar de Aquiles), ficando esta parte vulnerável, o que acabou sendo o motivo de sua morte durante a Guerra de Tróia.

O rio recebeu esse nome em homenagem à ninfa Estige que lutou na titanomaquia .

Também no FANDOM

Wiki aleatória