FANDOM

537150 532129810139381 1517123313 n

Aretusa era uma nereida, filha de Nereu e Dóris, que também era uma casta companheira de caça da deusa Ártemis.

Certo dia, Aretusa despiu-se e foi banhar-se num rio qualquer para se refrescar. Porém, depois de um tempo, a nereida percebeu uma agitação nas águas, e algo que parecia um sussurro.  Ela saiu do rio assustada. E quando o fez ouviu uma voz jovial e masculina, que lhe disse: "por que a pressa jovem ninfa?".

Aretusa nem virou para saber de quem era a voz, saiu correndo como um ratinho assustado para dentro da floresta. Enquanto o deus do rio, Alfeu (o dono da voz que a assustou), corria atrás dela, de tão apaixonado que estava.

Ela corria desesperadamente assustada, e ele corria mais ainda atrás dela movido pela força de seu amor. Ele sabia que poderia alcança-la, pois a nereida já mostrava cansaço.

Praticamente esgotada ela rezou para a deusa Ártemis, pedindo-lhe ajuda. Pois não queria corromper sua castidade jamais em sua vida imortal. A deusa então a atendeu. E abriu um túnel sob o mar que ligava a Grécia com a Siracusa.

Aretusa mergulhou no rio e passou pelo túnel, transformando-se a cada braçada. Quando emergiu na Siracusa havia se transformado em um fonte de águas cristalinas, que até hoje é conhecida como Fonte de Arethusa.

Alfeu ficou desconsolado. Procurando a amada por todos os cantos, com belas flores para presenteá-la. Então suas tristes lágrimas jorraram de todos os lados, transformando-o num rio que fluia pelo mar. 

Então Alfeu com suas águas continuou a procura de Aretusa. Até que seu rio se fundiu com o dela. E estão interligados até hoje. Basta você jogar um pedacinho de madeira no rio Alfeu, na Grécia, que ele reaparecerá na Fonte de Arethusa, na Siracusa.

Muito confuso é o amor. Que consegue mudar planos naturais dentre rios e mares. Pois nenhum motivo se encontra para que o rio Alfeu, siga por cima das águas salgadas do Mar Ionio, encontrando sempre o caminho para sua Fonte de Arethusa

A Fonte de Aretusa está atualmente localizada no endereço:

Fonte Aretusa, Via Pompeo Pichereli, ., 96100 Siracusa, Sicilia, República Italiana

Google Maps

Aretusa-fonte
Next

Também no FANDOM

Wiki aleatória