FANDOM

Grifo10.jpg

Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia,sua cabeça se assemelha muito com a águia Americana e corpo de leão. Fazia seu ninho em bolcacas (Nome usado para o ninho do grifo conforme a mitologia grega) e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata.

O grifo surgiu no Oriente Médio. Na Grécia diz-se que vivem perto dos hiperbóreos  e pertenciam a Zeus . Os grifos da Índia eram guardiões do ouro.  Já se soube sobre os Arimaspos  que tentavam apoderar do ouro dos grifos. Na Idade Média Sir John Mandville escreveu sobre estes animais fabulosos no capítulo XXI do seu célebre livro de viagens. Em tempos mais recentes, sua imagem passou a figurar em brasões pois aparentemente possui muitas virtudes e nenhum vício.

Os grifos são inimigos mortais dos basiliscos .

Como diversos animais fantásticos, incluindo centaurossereiasfênix , entre outros, o Grifo simboliza um signo zodiacal, devido ao senso de justiça apurado, o fato de valorizar as artes e a inteligência, e o fato de dominar os céus e o ar, simboliza o signo de libra, a chamada balança.

Os grifos podem cruzar com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo , mas tais cruzamentos são, de forma, raros.

Também no FANDOM

Wiki aleatória