FANDOM


Eosforos(1)

Héspero, a Estrela Vésper, é o filho da deusa da alvorada, Eos  e irmão de Eósforos, a Estrela d'Alva. O pai de Héspero, Céfalo , um mortal, enquanto Eósforos é o deus das estrelas Astreu . Seu equivalente romano é Nocturnus ou Noctifer ("vespertino", "tarde", "oeste").

Héspero é a personificação da “Estrela Vespertina”, o planeta Vênus ao entardecer. Seu nome, às vezes, é confundido com o de seu irmão que é a personificação do planeta ao amanhecer, Eósforos , a “Estrela Matutina”, já que ambos personificam o mesmo planeta, Vênus.

De início, quando assim era chamado pelos primeiros gregos, pensava-se que Eósforo  (Vênus ao amanhecer) e Héspero (Vênus ao anoitecer) eram dois corpos celestes distintos. Mais tarde os gregos aceitaram a visão babilônica de que os dois eram os mesmos, e a identificação babilônica com os deuses maiores, dedicando a “Estrela Errante” (Planeta) à Afrodite(Vênus para os romanos), que era o equivalente à Ishtar .

Héspero e Eósforo é tido como sendo pai de Ceix , e Dedalion.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória