FANDOM

Tumblr m9u9jkdXhT1ru65iuo1 1280-1-.jpg

Héstia (ou Vesta, para os romanos) é a deusa grega dos laços familiares, simbolizada pelo fogo doméstico.

Filha de Cronos e Réia, era uma das doze divindades olímpicas. A ordem de nascimento de seus irmãos é: Hera (a mais velha), seguida de Deméter e Héstia, seguidas de Hades e Posidão, o próximo a nascer, Zeus, foi salvo por sua mãe de ser engolido.

Cortejada por Posidão e Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais.

Embora não apareça com frequência nas histórias, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias.

Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direto do sol.

Quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e com ele, acendiam a lareira onde seria o núcleo político da nova cidade.

Sempre fixa e imutável, Héstia simbolizava a perenidade da civilização.

Em Delfos, era conservada a chama perpétua com a qual se acendia a héstia de outros altares.

Cada peregrino que chegava a uma cidade, primeiro fazia um sacrifício à Héstia.

Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas.

Em Roma era cultuada como Vesta e o fogo sagrado era o símbolo da perenidade do Império. Suas sacerdotisas eram chamadas vestais, faziam voto de castidade e deveriam servir à deusa durante trinta anos. Lá a deusa era cultuada por um sacerdote principal, além das vestais.

Era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Havia imagens nas suas principais cidades, mas sua figura severa e simples não ofereceu muito material para os artistas.

CURIOSIDADES
Vesta10-1-.png
Vesta é um dos personagens que aparece em alguns HQ's da Marvel.
Hestia-1-.jpg
Hestia é um dos deuses personagens da coleção "Percy Jackson e os Olimpianos" de Rick Riordan.
HESTIAD-1-.jpg
Marco Albieiro, um famoso ilustrador italiano, desenhou, entre suas famosas fanarts de Cavaleiros do Zodiaco, Héstia e sua armadura.

Também no FANDOM

Wiki aleatória