FANDOM


Hu (ḥw) é a divinização da primeira palavra, a palavra da criação, que Atum disse ter exclamado enquanto ejaculava ou se auto-castrava, criando a Enéada.

No Império Médio, todos os deuses participaram em Hu e Sia, e foram associados com Ptah que criou o universo proferindo a palavra da criação. Hu era retratado em forma humana, como um falcão ou como um homem com cabeça de carneiro.Hu também é mencionado no Textos das Pirâmides como companhia do defunto do faraó. Junto com Sia, era descrito na comitiva de Thot, com o qual é ocasionalmente identificado.

No Império Novo, Hu e Sia juntos com HekeIrer e Sedjem faziam parte das quatorze forças criativas de Amun-Ra. No tempo do Egito Ptolemaico, Hu se fundiu com Shu (ar).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória