FANDOM


Hypnos-god-of-sleep-study-1-.jpg


Hipnos ou Hipno é o deus grego do sono.

Hipnos é a personificação do sono, da sonolência; seu equivalente romano é Somnus. Ele é filho sem pai de Nix , a escuridão acima de Gaia. Tem muitos irmãos, entre os quais o mais importante é seu irmão gêmeo Tânato, a personificação da morte. Tanto que em Esparta, é comum sua imagem ser colocada sempre ao lado da morte, representada por seu irmão. Seus outros irmãos nasceram apenas da vontade de Nix ou da ajuda de Érebo.

Hipnos é o responsável pelo descanso restaurador de todas as criaturas terrestres, enquanto ele pairava sobre a superfície. Hipnos mora em Lemnos, junto de sua esposa Grácia Pasitea, oferta da deusa Hera por seus serviços prestados. Normalmente, ao repousar, ele adota a forma de uma ave.

Ele e sua esposa tiveram os oneiros, seus filhos, responsáveis por distribuir os sonhos:

  • Ícelo - criador dos pesadelos;
  • Morfeu - criador dos sonhos;
  • Fântaso - criador dos objetos inanimados que aparecem nos sonhos;
  • Fantasia - única filha, criadora dos monstros, quimeras e devaneios.

Costuma ser visto trajando peças douradas, em oposição a seu irmão gêmeo que normalmente usava tons prateados. Também pode ser retratado como um jovem nu dotado de asas, tocando flauta. Às vezes é mostrado como adormecido em um leito de penas com cortinas negras à volta. Seus atributos incluem um chifre contendo ópio, um talo de papoula, um ramo gotejando água do rio Lete ("Esquecimento") e uma tocha invertida.

CURIOSIDADES
Hypnos-1-.jpg
Hipnos é um dos Espectros de Hades que aparecem na serie "Cavaleiros do Zodiaco".
Hypno-1-.gif
Hypnos é o nome de um dos Pokemons e ele tem poderes psiquicos e hipnoticos.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória