FANDOM

Lamia
Lâmia
era uma belíssima rainha da 
Líbia, filha de Poseídon e amante de Zeus, de quem concebeu muitos filhos, dentre os quais a ninfa LíbiaHera, mulher de Zeus, corroída pelos ciúmes, matava seus filhos ao nascer e, ao final, a transformou em um monstro devorador de crianças. Por fim, para torturá-la ainda mais, Lâmia foi condenada por Hera a não poder cerrar os olhos, para que ficasse para sempre obcecada com a imagem dos filhos mortos. Zeus, apiedado, deu-lhe o dom de poder extrair os olhos de vez em quando para descansar.

Na mitologia basca, as Lâmias são gênios com pés e garras de ave e cauda de peixe. Quase sempre femininos e de admirável beleza, moravam nos rios e fontes, onde costumavam pentear suas longas cabeleiras. São em geral amáveis, mas ficam enfurecidas se alguém rouba seus peixes. Às vezes se apaixonam por mortais e até têm filhos com eles, mas não podem se casar.

No folclore búlgaro as Lâmias são criaturas misteriosas, geralmente femininas, com muitas cabeças, que, se cortadas podem se regenerar (como a Hidra de Lerna). Vivem em cavernas ou no subsolo e atormentam os povoados, alimentando-se de sangue humano ou devorando mulheres jovens. Em algumas versões têm asas, em outras sua respiração é de fogo.

Algumas versões descreve "Lâmia" como o 'latim" da personificação dos vampiros, citados também como uma especie de nascimento vampiroco, ou seja, vampiros que nascem de outros vampiros tendo assim uma vida onde cresce e se desenvolve ao contrario dos, criados a partir de mordidas troca de sangue etc... Estes sendo os originais da rasa dando assim origem aos tradicionais vampiros.

Também no FANDOM

Wiki aleatória