FANDOM

2621066-1-

Maia era uma das Plêiades  - as sete irmãs, filhas de Atlas Plêione . Para que escapassem de Órion , Zeus transformou-as no aglomerado estelar das Plêiades , integrante da constelação de Touro.

Com Zeus , Maia teve Hermes , o belo mensageiro dos deuses. Maia e Hermes temiam a fúria de Hera , por ciúmes de Zeus . Porém, em vez de serem odiados, os dois conseguiram a simpatia de Hera .

Maia é também deusa da fecundidade e da projeção da energia vital, símbolo da primavera, a fértil estação das chuvas, e possivelmente fosse a mais bela das Plêiades . Seu nome significa literalemente "pequena mãe", hipocorístico tradicionalmente dado a uma mulher idosa, uma avó, ama de leite ou parteira.[1]. O termo "maiêutica" seria também derivado do nome dessa Plêiade .

Na tradição romana, Maia talvez seja uma outra, que personificava o despertar da natureza na primavera e que veio a se tornar a mentora de Mercúrio . Identificada como Maia Maiestas (também chamada de Fauna, Bona Dea, a "boa deusa", e Ops), na mitologia romana, Maia pode ser equivalente à uma velha deusa da Primavera dos primeiros povos itálicos.

Alguns afirmam que o quinto mês do calendário juliano, o mês de maio (em latim, Maius), deriva do seu nome. O primeiro e o décimo-quinto dias de maio eram consagrados a ela. No primeiro de maio, o flâmine  de Vulcano  sacrificava uma porca grávida, um sacrifício adequado também para uma deusa da terra como a Bona Dea.

Também no FANDOM

Wiki aleatória