FANDOM

Mnévis é um boi negro adorado como divindade na cidade de Heliópolis.

À semelhança de Ápis , Mnévis era um dos bois sagrados do Antigo Egipto, encontrando-se associado ao deus -Atum (Ápis estava por sua vez associado a Ptah ). Foi também associado ao deus Osíris .

O seu culto foi instituído na II dinastia, embora seja provável que tenha sido adorado desde tempos pré-dinásticos. Foi cultuado por todos os reis, inclusive por Akhenaton, que tinha declarado Aton  como único deus a ser adorado. A razão pela qual Akhenaton continuou com o culto de Mnévis encontra-se relacionada com a sua crença de que Aton se manifestaria neste boi. Nas representações artísticas aparece com o disco solar e o ureus (serpente) entre os seus cornos.

Os sacerdotes de Heliópolis escolhiam um boi da região que levavam para o templo, onde este era adorado. Só poderia existir um Mnévis de cada vez. Os movimentos que o animal descrevia eram usados como um oráculo. Depois da sua morte, o touro era mumificado, sendo os seus órgãos colocados nos vasos canopos, e sepultado numa necrópole perto de Heliópolis.

Também no FANDOM

Wiki aleatória