FANDOM

As Moiras, Cloto, Láquesis e Átropos,  são as três irmãs que determinavam o destino, tanto dos deuses, quanto dos seres humanos. Três mulheres lúgubres, responsáveis por fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos. Durante o trabalho, as moiras fazem uso da Roda da Fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios. As voltas da roda posicionam o fio do indivíduo em sua parte mais privilegiada (o topo) ou em sua parte menos desejável (o fundo), explicando-se assim os períodos de boa ou má sorte de todos. As três deusas decidiam o destino individual dos antigos gregos.

As Moiras eram filhas de  Zeus e TêmisMoira, no singular, é o destino.

O mito grego predominou entre os romanos a tal ponto que os nomes das divindades caíram em desuso. Entre eles eram conhecidas por Parcas chamadas Nona, Décima e Morta, que tinham respectivamente as funções de presidir a gestação e o nascimento, o crescimento e desenvolvimento, e o final da vida; a morte; notar entretanto, que essa regência era apenas sobre os humanos.

Moiras na mídia:

Hercul001

Disney

No filme Hércules elas aparecem numa versão mista de Moiras e Gréias. No momento em que Hades resolve derrotar Zeus, as consulta e elas o instruem libertar os titãs.