FANDOM



200px-Nefertum.svg-1-

Nefertum ou Nefertem é a divindade primeva de Mênfis, deus do Sol e dos perfumes, cujo símbolo é a flór de lótus.

Pertence a uma tríade composta por PtahSakhmet  e ele; Nefertum e Hórus , filho do Sol, teriam se unido para formar uma entidade única. É representado por vezes com uma cabeça de leão ou como um jovem sentado sobre uma flor que desabrocha. Veste uma coroa em forma de lótus, ornada por duas plumas e com dois colares, símbolos hatóricos de fertilidade. e por vezes ele próprio está sobre um leão inclinado, e carregando um sabre.

Seu nome significa "Lótus", "Perfeição absoluta" ou "Atum, o belo". 

Na cosmogonia de Heliópolis o deus era associado a Atum , sendo visto como a manifestação deste deus como criança que saiu da flor de lótus que apareceu no monte primordial que emergiu das águas. De acordo com o relato, as lágrimas derramadas por este menino deram origem à humanidade.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória