FANDOM

Hades ou Submundo é a terra dos mortos da mitologia grega, governada pelo deus Hades . Situado no mundo inferior, em baixo da superfície terrestre, é conhecido também como casa ou domínio de Hades e é o lugar para onde vão as almas das pessoas mortas (sejam elas boas ou más), guiadas por Hermes , o emissário dos deuses, para lá tornarem-se sombras. É governado por Hades , usa-se seu nome freqüentemente para designar seu mundo.

Os deuses olímpicos  saíram vitoriosos da batalha travada contra os Titãs  (a Titanomaquia ), e ZeusPosídon  e Hades  partilharam entre si o universo; Zeus ficou com os céus e as terras, Posídon ficou com os oceanos e a terra e Hades ficou com o mundo dos mortos e a terra (essa divisão geral do plano terrestre é que nos deixa à deriva da influência de todos os três). Do mundo inferior, os titãs pediram socorro à Érebo , ao que Zeus respondeu lançando Érebo para lá também, onde se tornou a noite eterna do Hades (Érebo pode ser também outra designação do mundo inferior).

Inicialmente, acreditava-se que o Hades ficava para oeste, para lá do horizonte onde começava o rio Oceano, que dava a volta ao mundo. Posteriormente falou-se que sua entrada seria perto do Vesúvio, uma região vulcânica que sofre tremores e desprende um cheiro terrível vindo das profundezas. As almas mortas têm primeiro de passar por vários deuses maléficos e monstros. Independente de por onde entrarem os mortos poderiam sempre confiar em Hermes para indicar-lhes o caminho.

Antes de chegar ao Hades, os mortos pegam a balsa de Caronte   para atravessar o rio Estige . Caronte transporta os heróis, as crianças, os ricos e os pobres para o Hades propriamente dito. Caronte cobra moedas para fazer a passagem. Na outra margem do Aqueronte fica Cérbero , o cão de guarda de três cabeças do Hades. Era muito dócil e gentil com as almas que chegavam, mas demonstrava sua face violenta caso elas tentassem fugir.

No Hades as almas eram julgadas por três juízes, com responsabilidades específicas: Minos , tinha o voto decisivo, Éaco , julgava as almas européias e Radamanto , julgava as almas asiáticas. Nem mesmo Hades interferia no julgamento deles, a não ser em raras ocasiões.

existem três caminhos para onde os mortos eram enviados, após julgados:

Também no FANDOM

Wiki aleatória