FANDOM

Leonardo da Vinci 001-1-

Penteu foi um rei de Tebas, um dos semi-deuses, neto da deusa Harmonia , trisneto de Hefesto . Era filho do Spartus  Equion e de Agave. Agave era filha da Cadmo .

Foi morto pelo deus Dionísio . Este incitou sua mãe e suas tias a matarem o rei, confundindo-o com um javali, pois este não respeitava os cultos do deus. Mais tarde, foi ressuscitado por ele.

Apesar de ter sido ressuscitado, os parentes de sua linhagem não tiveram a mesma sorte: Sêmele (filha de Cadmo), portanto, sua tia, por ter sido amante de Zeus , foi perseguida até a morte pela deusa Hera . O próprio Baco , por ser fruto dessa relação chegou a ficar louco quando ainda era um semi-deus, porém mortal, por causa dos sofrimentos impostos a ele pela deusa enfurecida. Ino , sua tia, casada com o rei Atamante , enlouquecido pela deusa Hera , em virtude de terem acolhido o jovem Baco , viu seu marido matar o filho recém-nascido atirando-o contra a parede. Para fugir de sua ira, jogou-se no mar com seu filho mais velho, Melicerces , nos braços. Os deuses, então, transformaram-nos em duas divindades marinhas. Seu primo, o herói Actéon , foi morto por seus próprios cães de caça, após ser transformado em um cervo por ver a deusa Ártemis .

A maldição da família tem início quando seu avô, Cadmo , mata a serpente ou dragão consagrada ao deus Ares .

Também no FANDOM

Wiki aleatória