FANDOM

A

pomo de ouro (ou maçã de ouro) é um elemento recorrente em lendas e contos de fadas.

Na mitologia Greco-romana ele é usado em três situações:

Quando Hipomene  aposta com Atalanta , uma caçadora virgem que prometeu casar com o homem que pudesse vencê-la numa corrida terrestre. Ela perde ao pegar três pomos de ouro de Afrodite  que Hipomene coloca em seu caminho.

Noutro caso, o jardim de Hespérides   é o pomar de Hera , onde crescem árvores que dão maçãs douradas da imortalidade. No local está o dragão Ládon , vigia de Hera contra invasores. Um dos doze trabalhos de Hércules  era justamente roubar pomos de ouro do jardim.

Em mais uma ocorrência, Zeus   promove um banquete pelo casamento de Peleu   e Tétis . Estando fora da lista de convidados, a deusa da discórdia Éris  coloca uma maçã dourada na cerimônia, com uma inscrição onde se lê "Para a mais bela das deusas". Três deusas desejaram a maçã: Hera Atena   e Afrodite. Visto que nenhum deus queria se intrometer nessa disputa, Hermes intercedeu lembrando-se de seu amigo e pastor, Páris, que era o mais belo dos homens mortais, e sabia que ele julgaria essa competição muito bem. Zeus aceitou a ideia e avisou que as deusas deveriam aceitar sua decisão sem discussão. Hermes falou com Páris , que aceitou a tarefa, vendo as deusas na sua frente ele ficou indeciso, sem saber ao certo quem escolher. Por isso elas resolveram que cara uma iria oferecer a Páris algo em troca a maçã. Hera o oferece ser um rei famoso e poderoso. Atena o oferece ser sábio, mais que alguns dos deuses. Afrodite o oferece a mulher mais linda como esposa e portanto é a escolhida, e a mulher oferecida foi Helena de Tróia ( a união desse casal foi a causa da Guerra de Tróia) . A maçã de Éris é posteriormente chamada Pomo da Discórdia.

Na mitologia nórdica, maçãs douradas garantem a vida eterna e juventude permanente para os deuses, e são cultivadas pela deusa Iduna . Certo dia, Loki Odin   e Thor   acampam. Um gigante disfarçado de águia intercepta Loki e o faz prometer capturar Iduna para ele se casar com ela e também garantir imortalidade, o que é aceito. Os deuses não sentem falta das maçãs no começo, mas logo requisitam a presença da moça. Loki confessa o ato e aceita resgatar a deusa; sendo bem sucedido, os deuses novamente desfrutam da vida eterna.

Também no FANDOM

Wiki aleatória