FANDOM




Os Pseudologos são daemons que personificavam as mentiras e as falsidades.

A mentira representada pelos pseudologos foi criada por Dolos, o daemon dos enganos e das artimanhas, quando trabalhava de ajudante de Hefesto. O deus, distraído por umas vozes que lhe chamavam afora, se ausentou da forja justo quando estava fabricando Alethia, a Verdade, e deixou só para Dolos. Este daemon aproveitou a ocasião e construiu uma estátua idêntica a de seu mestre. Quando Hefesto voltou se surpreendeu gratamente das artes de seu aprendiz, e meteu ambas estátuas no forno. Mas Dolos não teve tempo para acabar sua obra, e não havia terminado de modelar-lhe os pés. Por isso, quando ambas estátuas saíram do forno, Alethia (a Verdade) caminhava com passos firmes enquanto que Pseudos (a Mentira) o fazia a sua sombra, mas com passos inseguros e tamboleantes.

Por sua natureza, os Pseudologos seriam os daemones opostos a Alethia, a personificação da verdade. E na mitologia romana os Mendacium seriam seus equivalentes.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória