FANDOM

As Queres, são espíritos femininos, filhas de Nix, a Noite, que as teve sem unir-se a outro deus. 

Elas simbolizam o destino cruel, fatal e impossível de escapar, são deusas que trazem a morte violenta aos mortais. Elas possuem a índole de todo descendente de Caos, são infalíveis.

Alguns relatos as trazem como mensageiras de Tânatos, agiando no reino de Hades ao lado das Erínias. Entretanto, tais deusas são irmãs de Tânatos, sendo deuses de perfis diferentes. Tânatos era o responsável pela morte tranquila, por isso também sua associação à Hipnos. Já as Queres eram deusas responsáveis por levar os mortos do campo de batalha, portanto vem como a morte antes do tempo, a morte cruel. Assim, quando Ares partia para Grandes Guerras as convocava, já que faziam parte de seu cortejo. Após a batalha devoravam os mortos ou seu sangue e levavam as almas ao submundo.

Não se pode definir o número correto destas deusas, cada uma corresponderia a um tipo específico de morte violenta.

Nas artes, eram representadas aladas (como a maioria dos filhos da deusa Nix), e tinham aspecto horrendo, com grandes caninos, tais como os vampiros na acepção moderna, e unhas aduncas. 

Entre as personificações destrutivas estão (nem todos são chamados Queres);

Anaplekte (morte rápida),

Akhlys (névoa da morte),

Nosos (doença),

Ker (destruição),

Stygere (ódio).

E as queres modernas:

Híbride (orgulho),
Limos (fome),
Poinê (castigo)

Também no FANDOM

Wiki aleatória