FANDOM

5e072b3867e87adbec699c1b622f109f-d53xlri

Selene, a deusa grega da lua, é filha dos titãs Hipérion  e Téia , tendo como irmãos, a deusa Eos  e o deus Hélios .

Um de seus melhores mitos sabidos envolve um simples, mas belo pastor, cujo nome era Endymion . A deusa da lua se apaixonou por este mortal, um caso que, consequentemente resultou no nascimento de cinquenta filhas. Mas Endymion , como ser humano, era suscetível ao envelhecimento e eventualmente à morte. Selene não podia carregar o pensamento deste fato cruel. Então, assegurando que Endymion permanecesse eternamente jovem, fez com que o belo jovem dormisse para sempre. Desta maneira, Endymion viveria sempre, dormindo com a aparente idade também mais velha.

Selene é muito associada à Ártemis , ou Hécate , mas vale lembrar, que esta deusa representa todas as fases da Lua, e é a pura personificaçao deste astro sendo seu nome romano Diana.

Selene também é associada a magia, bruxos e feiticeiros. Ela é considerada como uma deusa da noite bela. Tradicionalmente ela é celebrada no dia 7 de fevereiro.

Também no FANDOM

Wiki aleatória