FANDOM

Tártaro é personificado por um dos deuses primordiais, nascidos a partir do Caos . Suas relações com Gaia   geraram as mais terríveis bestas da mitologia grega, entre elas o poderoso Tifão .

Assim como Gaia é a personificação da Terra e Urano  a personificação do Céu, Tártaro é a personificação do Mundo Inferior. Nele estão as cavernas e grutas mais profundas e os cantos mais terríveis do reino de Hades , o mundo dos mortos , para onde todos os inimigos do Olimpo  são enviados e onde são castigados por seus crimes. Lá os Titãs são aprisionados por Zeus  (Júpiter), Hades  (Plutão) e Poseidon  (Netuno) após a Titanomaquia .

O Tártaro também é o local onde o crime encontra seu castigo. Um bom exemplo é o de Sísifo , ladrão e assassino, condenado a eternamente empurrar uma rocha ladeira acima - apenas para vê-la novamente descer com o próprio peso. Também ali se encontrava Íxion , o primeiro homem a derramar o sangue de um parente. Fez com que o seu sogro caísse num fosso cheio de carvões em brasa para assim evitar o pagamento do dote pela esposa. Seu justo castigo foi o de passar toda a eternidade girando uma roda em chamas. Tântalo , que desfrutava da confiança dos deuses, conversando e ceando com eles, dividiu a comida e os segredos divinos aos seus amigos. Sua punição pela perfídia consistia em ser mergulhado até o pescoço em água fria, que desaparecia sempre que tentava bebê-la para aplacar a enorme sede, além de ver frutificando logo acima de sua cabeça deliciosas uvas que, quando tentava colhê-las, subiam para fora de seu alcance.Enquanto, segundo a mitologia grega, o Submundo é o lugar para onde iam os mortos, o Tártaro tinha vários moradores. Quando Cronos  era o deus que governava o mundo, prendeu os Ciclopes  no Tártaro. Zeus os libertou, para que o ajudassem na sua luta contra os titãs - que acabaram sendo derrotados pelos deuses do Olimpo , e aprisionados neste desolador tugúrio. Ficaram vigiados por enormes gigantes, cada um com 50 grandes cabeças e 100 fortes braços, chamados Hecatônquiros . Mais tarde, quando Zeus derrotou o monstro Tifão , filho de Tártaro com Gaia , também o lançou neste mesmo poço de água.

É um lugar gigantesco, rodeado pelo rio de fogo Flegetonte , cercado por tripla muralha que impede a fuga dos pecadores. Tisífone , a Fúria  que representava a Vingança, é a vigia desse lugar, chicoteando os condenados a ali passar a eternidade. No fundo deste poço estão os Titãs, os Aloídas  (gigantes gêmeos) e muitos outros criminosos.

No próprio Tártaro estão milhares de outros criminosos, recebendo castigos semelhantes aos dos mitos gregos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória