FANDOM

Tique ou Tiquê é a divindade tutelar responsável pela fortuna e prosperidade de uma cidade, e seu destino. Sua equivalente romana é Fortuna . Durante o período helenístico era comum que cada cidade venerasse sua própria versão icônica específica de Tique, vestindo uma coroa mural (uma coroa com o formato das muralhas da cidade).  Era associada a Nêmesis  e Agatodemon  ("bom espírito"), e venerada em Itanos, na ilha de Creta, como Tyche Protogeneia.

Em Alexandria o Tiqueão (Tykhaeon), templo de Tique, foi descrito como um dos mais magníficos de todo o mundo helenístico.

Tique aparece em diversas moedas nos três séculos que antecedem o nascimento de Cristo, especialmente nas cidades ao redor do mar Egeu. Mudanças imprevisíveis da fortuna são a força-motriz nas complicadas tramas dos romances helenísticos. 

Na arte medieval era representada portando uma cornucópia, um timão emblemático e a roda da fortuna; por vezes é representada sobre esta roda, presidindo sobre todo o círculo do destino. Na arte greco-budista, Tique tornou-se intimamente associada à deusa budista Hariti .

Sempre que não se descobrisse as causas de determinados eventos, tais como enchentes, secas ou geadas, estas causas podiam ser atribuídas com justiça a Tique.

A constelação de Virgem  por vezes é identificada como a figura celestial de Tique, bem como outras deusas como Deméter  e Astreia .

Ela era considerada filha de Zeus . Roma dedicava a ela o dia 11 de Junho, e no dia 24 do mesmo mês realiza um festival em sua homenagem, o Fors Fortuna. Seu culto foi introduzido por Sérvio Túlio, e Fortuna possuía um templo nos tempos de Roma republicana próximo ao Capitólio chamado de templo de Fortuna Virilis.

Também no FANDOM

Wiki aleatória