Wiki Mitho
Advertisement


Zéfiro é o vento  do Oeste. É um dos filhos de Aurora  e Astreu . Foi casado com Íris  e vivia numa caverna da Trácia.

O mito do vento Zéfiro diz que este fecundava as éguas de certa região da Lusitânia tornando os cavalos dessa zona invulgarmente velozes.

Na história de Psiquê  foi Zéfiro quem serviu a Eros transportando Psiquê até sua morada.Um outro dos mitos em que Zéfiro aparece mais proeminentemente é o de Jacinto , um belo e atlético príncipe espartano. Zéfiro enamorou-se de Jacinto e cortejou-o, tal como Apolo . Ambos competiram pelo seu amor, que veio a escolher Apolo , fazendo que Zéfiro enlouquecesse de ciúmes. Mais tarde, ao surpreendê-los praticando o lançamento do disco, Zéfiro soprou uma rajada de vento sobre eles, fazendo com que o disco golpeasse Jacinto na cabeça ao cair. Quando Jacinto morreu, Apolo criou a flor homonima com o seu sangue.

Zéfiro é também considerado uma brisa suave ou vento agradável, pois era o mais suave de todos os ventos tido por benfazejo, frutificante e mensageiro da Primavera.

O seu equivalente na mitologia romana é Favónio (Favonius, ‘favorável’), que exercia o domínio sobre as plantas e flores.

Advertisement